Esse era foda: Vince Clarke

Minha cidade favorita na Inglaterra é Basildon. É porque quando compro minhas tralhas na Amazon, geralmente elas partem do depósito de Basildon e ai quando vou acompanhar o tracking, vejo que ela já saiu de Basildon e está a caminho para a minha casa. Sempre fico contente ! E o outro motivo é porque foi lá que surgiu o Depeche Mode !

Há um tempo atrás, havia essa brincadeira…Ian McKellen, Harrison Ford e outros atores usando camisetas desse tipo ai. Então peguei uma foto do Vince Clarke de camiseta branca lisa e editei a foto e coloquei na camiseta dele: I built Depeche Mode, Yazoo and Erasure – Get Over It ! e transformei em um meme.

Pois é. Vince “Bad Ass” Clarke é um Londrino que foi criado em Basildon e se o Depeche Mode nasceu lá, é porque Vince deu a vida a banda. Mesma coisa com o Yazoo – Também é Made in Basildon nascido das mãos de Vince.

Então esse cara é o mais fodão que já existiu no cenário Synthpop, afinal criou esses 3 puta mega-projetos top, né ? Todos esses projetos estiveram no UK top 5 charts e veja bem: UK sempre foi a meca do Synth Pop…Ce sabe, né ? Além de Depeche, Erasure e Yazoo, tem o New Order (Manchester), Human League (Sheffield) , Pet Shop Boys (London). Tem que ter a pica muito grossa mesmo pra conseguir 3 sucessos com 3 diferentes bandas. Vince é o Cara !

Vince criou boa parte das músicas dessas bandas usando um computador 8 bits BBC Micro que usa o mesmo processador do Apple II e do Atari 2600 (MOS 6502) junto com um software UMI Songwriter Sequence (Veja na foto o BBC Micro executando o UMI) acoplado a sintetizadores. No clip L’amour do Erasure , o BBC micro executando o UMI é facilmente notado logo no primeiro segundo do clipe e ele também faz algumas aparições, veja:

Acho que em algum post eu devo ter escrito que meus 2 vocalistas favoritos são: Wayne Russell do The Mission e o Dave Gahan do Depeche. Vince trouxe o Dave para do Depeche. Sabiam que Dave era um ladrão de toca-fitas em Basildon ? pois é ! Vince foi quem compôs o primeiro grande hit do Depeche Mode. I just can’t get enough.

Ai ele pulou fora do Depeche, achou que a banda estava indo para um caminho que ele não tava curtindo muito. Depois que rompeu com o Depeche, ligou para Alison Moyet para trocar umas idéias e tal…e ai formaram o Yazoo !

Diz ai…Esse Vince é foda pá caráleo, non ? Ai parece que rolou uns desentendimentos e talz entre eles. Coisa de ego, sabe ? Então ele se juntou a um carinha de Peterborough chamado Andy Bell. E ai nasceu o Erasure !

Vince, você é foda !