Esse era foda: Yip Man

Nos finais de semana, na medida do possível vou escrever para uma nova sessão desse blog Lyxo. vai se chamar: Esse era foda. Começou com o Michael Jackson. Será sempre sobre uma personalidade que era muito fodona.

Então… Bruce Lee…Bem é o Bruce Lee…. Ce sabe… O lutador mais fodão que já existiu e pá e tal. Desafiou todos os maiores mestres de diferentes modalidades de artes marciais e deu uma coça em cada um deles, depois virou um figurão em Hollywood e blá blá blá

E seu mestre…Já ouviu falar no Yip Sifu (a.k.a. Mestre Ip ou Ip Man) ?

Mestre Ip era fodão ! Existem muitas similaridades entre Lee e Ip Man. Ambos eram playboyzinhos riquinhos filhinhos de papai que viviam saindo na porrada o tempo todo quase beirando a delinquência.

Ip Man morava numa mansão fodona . Fugiu da sua cidade natal porque os Japas invadiram a China e queriam catar ele. Ele deixou de ser riquinho, virou um sem teto depois que os japas confiscaram todos os bens da família Ip.

Então para sobreviver foi obrigado a descumpri uma promessa que tinha feito para o seu mestre: Ensinar Wing Chun.

Wing Chun era um estilo de Kung Fu muito poderoso. Acreditem, foi criada por uma mulher, uma monja que cansou de ver uma menina, uma tal de Yim Wing Chun apanhar do namorado. E ai ensinou kung fu para a menina e ela foi lá e quebrou o namorado abusado na porrada.

Tá, até ai beleza. Yim Wing Chun depois acabou se casando com um outro carinha, um grande praticante de artes marciais também. Ela ficava observando ele treinar e tirava o maior caco com a cara do sujeito, dizia que ele era ruim, que o estilo dele era uma bosta e tal. E ai seu marido literalmente chamou ela pra porrada e ela caiu dentro ! Bem, ela também quebrou o marido na bulacha ! Mas ficou maravilhado com o estilo dela e passou a ensinar para outras pessoas e deu o nome desse estilo em homenagem a ela. Pois é…gostou de apanhar da esposa. Então tá ! Assim nasceu o Wing Chun.

Ip Man é de Foshan, uma espécie de Disneylândia das artes marciais chinesas no século 20. Aprendeu Wing Chun com o mestre Chan Wah-shun também de de Foshan e foi o último aluno dele. Ip Man se  tornou o lutador mais fodão dessa cidade que era o oasis da luta. O bicho era treta !

Alias, quer saber ? Chega de escrever…vou indicar para vocês o que vocês precisam assistir. Prestem atenção: Vocês vão ficar bem putos quando todo esse material acabar. É incrivelmente viciante ! Quando vocês notarem que vai estar acabando…vai bater um desespero ! Vão ficar querendo mais !

https://www.netflix.com/title/70118799 – Ip Man 1

https://www.netflix.com/title/70137753 – Ip Man 2

https://www.netflix.com/title/70137753 – Ip Man 3

Isso ai…tá tudo no Netflix. Ip Man é estrelado por Donnie Yen, aquele carinha do Star Wars que era cegueta no Rogue One. Os 3 filmes é pancadaria pura ! principalmente o segundo ! Retrata bem a história do Yip Sifu. Um pouco fora da realidade, pois ele é mostrado como aquele estereótipo de mestre sábio chinês que é um poço de serenidade, mas na real ele sempre foi um delinquente brigão. Mas vale demais assistir. Mal posso esperar o 4 !!! dizem que vai sair esse ano ainda. Ah, o Ip Man 3 tem a participação de Mike Tyson ! E tem também alguns outros filmes como Ip Man, the Last Fight que também vale a pena, mas não é uma super produção comercial – Vale a pena se você realmente se interessar pela história dele. Tem mais alguns outros também. Ip Man é um Cult.