Macbook Pro com Touch Bar – Opinião após 1 ano de uso

Tá com preguiça de ler o post ? Então tá ! Coloco logo na 1a linha: DECEPCIONANTE.

Ah, um momento: Essa foi para quem pensou que meu blog seria usado principalmente para babar nas bolas do Tim ! Perdeu, playboy !

Ok, agora se quer saber os detalhes, vamos lá !
Hoje eu estou favorecendo os preguiçosos, então vamos começar pela Touch Bar já que provavelmente é aquilo que as pessoas mais se interessam em saber já que essa foi a mudança mais expressiva.

TOUCH BAR

Então, a mídia começou a chamar o touch bar de “gimmick” …

Pois é isso mesmo ! É puro gimmick ! E digo mais: Atrapalha demais na produtividade! Veja, como engenheiro de software, vivo tendo que pressionar a tecla ESC o tempo todo e costumava fazer isso sem ter que olhar para o teclado, pois o ESC é a tecla que fica no canto superior esquerdo e assim que meu dedo percebe isso, já sabe o que fazer. Agora com esse teclado, tenho que parar de digitar, olhar para o teclado e ver exatamente onde está a tecla! Sem contar que as vezes estou distraindo lendo algo e “esqueço o dedo” próximo à alguma tecla da Touch Bar e acidentalmente esbarro nela.

A Touch Bar deveria ser algo dinâmico de acordo com o contexto envolvendo aplicativos em execução, monitor ativo, etc. Acontece que não uso nada disso e deixo minha touch bar sempre estática mostrando sempre os mesmos botões que seria o layout original do teclado 100% mecânico. Se eu deixar o Touch Bar dinâmico…ah, ai produtividade cai muito mais ! Resumindo: A Touch Bar é uma tragédia em alguns casos de uso profissional do laptop, como o meu por exemplo: Programação.

Teclado

Para completar a desgraça, esse teclado que é incrivelmente desconfortável! E não é só desconfortável… Mal projetado também! a distância entre a tecla e o chassi do laptop é minúscula, então é muito comum ver teclas travando por causa de uma poeirinha de nada que se instalou entre a tecla e o chassi.

O Touch Id é legal, mas muito mal aproveitado. E interessante é que mostra o descompasso da Apple para com os seus produtos. Acabaram de excluir o leitor de digitais no iPhone-X, mas acabaram de incluir o mesmo leitor em um Laptop ! Interessante é que poderiam ter incluído o leitor nos laptops pelo menos na mesma época que lançaram o Touch Id e não quando começaram o processo de aposentadoria dele.

Tela

É a única coisa que se salva nessa Jaca !. Realmente é incrível!

I/O (Entradas e Saídas)

Muita gente pensa que a vida de quem usa um Macbook Pro com USB-C vive em um mundo de dongles. Errou ! Sempre que posso troco meus antigos cabos USB por USB-C. Mas ainda assim seria ótimo se existisse ao menos uma única entrada USB tradicional.

Aparentemente a entrada USB-C da Apple deve ter algo do tipo 0.02mm a mais de profundidade, pois raramente um cabo que não seja da Apple se adapta bem ao USB-C do laptop. Caso você esteja usando um cabo que não seja da Apple, você precisará “forçar” o cabo o mais profundo possível e um mínimo esbarrão provocará a desconexão ou mal contato intermitente.
Ah, como eu poderia me esquecer: O Mag Safe… Uma das coisas mais bacanas que existia nos Macbooks. Como puderam fazer isso ? Faz uma falta do cão !

Construção

Senta e chora junto comigo! Depois de 1 ano, esse Macbook Pro parece mais “cansado” do que o meu antigo Macbook Air que vendi com 4 anos de uso.
Tenho a impressão que as entradas USB estão ficando mais alargadas, por exemplo.

Não tem mais logotipo luminoso atrás. Eu não ligo, mas tenho a impressão que os DJ’s moderninhos que gostam de ostentar um Macbook na Rave vão ficar chateados !

Agora veja só a foto:

Ele está cheio de serrilhados ! Inacreditável isso ! Lí em uma comunidade que isso acontece com os space-gray. Na verdade acontece também com o silver, mas ninguém nota. Meu Macbook Air era o Silver padrão e nunca notei, nem senti serrilhados.

E embaixo da tela ? Saca só as fotos !!!!

Por mais que você se esforce para sempre tentar manter limpo a área da dobradiça, você acaba sendo vencido. E ai fica essa coisa ai ! Porco demais ! E super difícil de limpar !

Conclusão

Que saudades do meu antigo Macbook Air ! A Apple ainda o comercializa, mas a tela dele é super desatualizada tanto em resolução como em tecnologia, nitidez. Se a Apple atualizar a tela do Macbook Air eu compro no mesmo dia e vendo essa Jaca desse Macbook Pro !

Macbook Pro ! Pro ! Pro significa : Professional ! Tem que ser coisa feito para pedreiro ! Gente que usa como equipamento para produzir coisas como vídeos, música, programação, design ! A Apple não entende isso e resolveu gourmetizar o produto – Que alias, desde que Cook assumiu, sacrificar usabilidade e produtividade e qualidade em prol de design virou regra nessa nova gestão. E ainda aumentam o preço !

Sabe o que a Apple poderia ter feito ? Manja o Macbook de 12 polegadas ? Então, ele é super elegante, compacto, sexy… É feito para executivos colocarem na mesinha da 1a classe dos voos e serem visto com aquilo ! Geralmente quem preza por equipamentos super compactos e sofisticados já está disposto a não ter conforto, até mesmo porque não precisa tanto assim já que não é máquina de produção. Por que não colocaram o Touch Bar e o teclado borboleta só nesse laptop ? Lembrando que o Macbook Air no começo seguia essa mesma linha de gente sofisticada querendo aparecer com um laptop “de cristal”, mas acabou se tornando pau para toda a obra conforme o tempo.

Sim, vou continuar com essa Jaca porque estou na crise da meia-idade e ando rejeitando muita coisa moderna. Vai ser um bom exercício de paciência esse para que eu continue vivendo no século 21 como pessoa normal que não vive parada no tempo. Não volto para o meu Macbook Velho

E não percam daqui 2 ou 3 posts: Meu Nexus 5 humilhando o meu iPhone-X ! Stay tuned !

EDIT: FOTOS ATUALIZADAS !!